Make your own free website on Tripod.com

Vícios, virtudes, dúvidas, aflições e mais algumas coisas...

Muitas coisas e outras mais...

Home | Algo assim... | Meus Sites Favoritos | Meus emails | Letras de músicas, notícias etc. | Textos, frases, poemas... | Muitas coisas e outras mais... | Artigos, textos, links para ebooks. | Atualidades

O Retrato de Dorian Gray

... " - Porque considero que influir sobre uma pessoa é transmitir-lhe um pouco de sua própria alma; esta pessoa deixa de pensar por si mesma, deixa de sentir as suas paixões naturais. Suas virtude não são mais suas. Seus pecados, se houver qualquer coisa semelhante a pecados, serão emprestados. Ela tornar-se-á eco de uma música estranha, autora de uma peça que não se compôs para ela. O fim da vida é o desenvolvimento da personalidade. Realizar a sua própria natureza- eis o que todos procuramos fazer. Os homens hoje, amedrontam-se deles mesmos. Esqueceram-se dos maiores de todos os deveres, do dever que cada um deve a si próprio. Naturalmente são caridosos. Nutrem o pobre e vestem os andrajosos, mas deixam as suas almas famintas e andam nus. A coragem nos abandonou; é possível que nunca a possuíssemos! O terror da sociedade, que é a base de toda moral, o terror de Deus, que é o segredo da religião- eis as duas coisas que nos governam."

Fonte: O Retrato de Dorian Gray. Oscar Wilde.

Oscar Wilde

Soneto à Liberdade

(Tradução: Nelson Ascher)

Não que eu ame teus filhos cujo olhar obtuso
Somente vê a própria e repugnante dor,
Cuja mente não sabe, ou quer saber, de nada
É que, com seu rugir, tuas Democracias,
Teus reinos de Terror e grandes Anarquias
Refletem meus afãs extremos como o mar,
Dando-me Liberdade! - à cólera uma irmã.
Minha alma circunspeta gosta de teus gritos
Confusos só por causa disso: do contrário,
Reis com sangrento açoite ou seus canhões traiçoeiros
Roubavam às nações seus sagrados direitos,
Deixando-me impassível e ainda, ainda assim,
Esses Cristos que morrem sobre as barricadas,
Deus sabe que os apóio ao menos parcialmente.

penhascos.jpg

Superados os obstáculos, os líderes são adorados, e uma vez eliminados aqueles que lhes invejavam as qualidades, fazem-se poderosos, seguros, honrados, felizes. (Maquiavel - O Príncipe)
 
- Aqueles que não preparam antes os alicerces somente serão capazes de executar depois esse trabalho caso possuam grande capacidade, mas para desgosto do arquiteto e perigo para o edifício.  (Maquiavel - O Príncipe)
 
- Existem três tipo de miolos: um aprende por si mesmo; outro aprende quando alguém lhe ensina; o terceiro não é capaz de aprender nem por si mesmo nem com o auxílio dos outros. (Maquiavel)

penhascos2.jpg

"Não deixe de perdoar os seus inimigos - nada os aborrece tanto".Oscar Wilde